Publicações

O Moderno examinado com lupa: estudos sobre a ideia de “Moderno” em Rancière

Estudos e discussões relacionadas ao curso Moderno e Contemporâneo, argumentos e analogias, realizado em agosto de 2013 por Elaine Fontana e Branca Helena Pimentel.

O estudo cotidiano de textos críticos e dos aspectos históricos relacionados ao artista e seus contemporâneos integram a rotina da equipe de educadores da Área de Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Neste percurso, optamos por estudar textos de Jacques Rancière A partilha do Sensível e O Destino das imagens. Ambos trazem novas perspectivas em relação à historiografia da arte, o processo de criação e o repertório visual.



I Seminário bebês no Museu: experiências

Esta publicação é o registro das discussões que aconteceram no I Seminário bebês no Museu, realizado em parceria com a Casa das Rosas em agosto de 2014.



Criança e Museu no Segall

A Área de Ação Educativa do Museu Lasar Segall possui longa experiência em ação com crianças, desde as que chegam ao Museu com a escola, até as que vem com outros grupos como organizações sociais, grupos familiares, de amigos, etc. Neste texto ilustrado trazemos um registro recente das experiências que temos tido com crianças de todas as idades.



Educador em Foco no Museu Lasar Segall

O projeto Educador em Foco foi apresentado no IX ENCUENTRO REGIONAL CECA-ICOM em Lima, Peru, no mês de junho de 2014, promovido pelo Comitee for Education and Cultural Action do Internacional Council of Museums.

Este projeto, apresentado à direção do Museu, em 2012, e em pleno andamento, desde então, promove a atuação emancipadora do educador, colocando-o como responsável por propostas consideradas prioritárias para conduzir com a sociedade.



III Encontro de Educadores | Como anda a democratização cultural?

Com o intuito de discutir coletivamente a democratização cultural e as políticas públicas de acesso, o III Encontro de Educadores, realizado em 15 de maio de 2014, como uma parceria entre a Fundação Bienal e o Museu Lasar Segall, teve como convidados Marisa Pires Duarte, Lara Teixeira, Diogo Moraes e Diran Castro. A proposição do debate partiu da seguinte questão: Como anda a democratização cultural?



Bebês no museu? No Segall, sim!

O projeto Bebês no Museu recebeu o prêmio Melhores Práticas CECA-ICOM 2014 e foi apresentado na Conferência Anual CECA-ICOM em Alexandria, Egito em outubro de 2014, promovida pelo Comitee for Education and Cultural Action do Internacional Council of Museums.

O público-alvo deste projeto são mães no pós-parto e bebês de todas as idades tendo por base a exploração do museu como espaço público, o protagonismo do visitante, a interação entre familiares, a obra do artista Lasar Segall e o espaço do museu.



11a Semana de Museus - II Encontro de educadores
Educação em museus pelos educadores: mudança social existe?

A Área de Ação Educativa do Museu Lasar Segall é pioneira em abrir espaço para o debate entre educadores e reforçar o importante papel do educador, privilegiando relatos de experiências de educadores envolvidos diretamente na mediação.

O sucesso do I ENCONTRO DE EDUCADORES, realizado em 2012, motivou realização do II ENCONTRO DE EDUCADORES – EDUCAÇÃO EM MUSEUS PELOS EDUCADORES: MUDANÇA SOCIAL EXISTE? O tom provocativo desta Semana de Museus inspirou debate sobre a condição do museu e da prática educativa.

Foram convidados para a mesa os educadores Diana Tubenchlak e Marco Biglia, com mediação de Elaine Fontana, coordenadora de conteúdo da Área de Ação Educativa do Museu Lasar Segall.

programaçãonotíciaspatrocinadoresfale conoscoAcesso à informação
home
lasar segall
o museu
Acervo Integrado
exposições
ação educativa
apresentação
Ocupe Segall
Visitas educativas
Cursos e pesquisas
Exposição Tátil
Publicações
biblioteca
oficinas e cursos
cine segall
amigos do museu
ok