Fundada em 1989, a Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall apoia as atividades do Museu e constitui-se como ferramenta fundamental para viabilizar seus projetos culturais e educativos. Para isso, conta com as doações regulares de seus sócios e com as verbas de patrocínio de órgãos públicos e de instituições privadas.

Seja amigo do Museu
Ao se inscrever, o sócio passa a receber o Boletim Informativo do Museu, obtém descontos no Cine Segall, em publicações e em tiragens especiais de gravuras. Além disso, há incentivos fiscais de dedução no imposto de renda de pessoa física ou jurídica para as modalidades patrono e benfeitor. Para mais informações, entre em contato conosco: acamls@acamls.org.br.

Em conjunto com a Direção do Museu Lasar Segall, a Associação de Amigos executou os seguintes projetos:

2010

Biblioteca Digital das Artes do Espetáculo módulo II: conclusão do projeto patrocinado pela Petrobrás, no âmbito do Programa Petrobrás Cultural. O projeto, que propôs em seu primeiro módulo a preservação e publicação virtual das revistas de cinema A Scena Muda e Cinearte, teve prosseguimento com a recuperação, conservação e publicação de folhetos dramáticos brasileiros e portugueses do final do século XIX e primeira metade do século XX, que fazem parte das antigas séries Bibliotheca Dramatica Popular, Teatro Brasileiro, Teatro Nacional, entre outras. A digitalização desse precioso material tem dois objetivos principais: por um lado, preservar as coleções originais que, pela ação do tempo e contínuo manuseio, apresentavam avançado estado de deterioração; por outro, assegurar amplo acesso a esse acervo, patrimônio cultural do país, de forma a cumprir sua missão pública.

Importante ressaltar que esse trabalho não teria se concretizado sem o patrocínio do Programa Petrobras Cultural, cujo aporte financeiro foi imprescindível, e sem a colaboração das instituições parceiras, que gentilmente cederam seus acervos para complementar a coleção virtual.

2009

Projeto Propuesta para la documentación fotográfica y restauración de dibujos obra de Lasar Segall, premiado pela Fundação Mafre.


Projeto Visitas ao Museu Lasar Segall, no âmbito do projeto Cultura é currículo, parceria com a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo: o Projeto disponibiliza durante todo o ano 103 (cento e três) horários para visitas monitoradas, gratuitas, aos alunos de sétima e oitava séries e aos professores de Arte e de História das Diretorias de Ensino da Rede Pública Estadual da Capital e Grande São Paulo.


Plano anual 2009: o objetivo é dar apoio às atividades do Museu, auxiliando-o a preservar e a divulgar seu acervo artístico e também a estimular as demais atividades que desempenha em sua qualidade de casa de cultura.

2008

Projeto Traços e passos – visitas ao Museu Lasar Segall: com apoio da Secretaria Estadual de Educação, foram criados horários de atendimento com visita monitorada para todos os alunos de sétima e oitava séries de 14 escolas da Diretoria de Ensino Leste2 nos períodos da manhã, tarde e noite.


Mostra Segall Realista: realizada no Centro Cultural Fiesp, Galeria de Arte do Sesi, em São Paulo, entre os dias 29 de janeiro e 16 de março de 2008 (prorrogada até 23 de março). A mostra marcou o cinquentenário de falecimento de Lasar Segall e os quarenta anos de existência do Museu.


Projeto Arte em família: desenvolvido no decorrer de 2008, subsidiou a atividade educativa de mesmo nome, que é uma ação permanente do projeto Museu-Família, organizado pela Área de Ação Educativa do Museu, visando o atendimento de famílias em seus momentos de lazer. Essa atividade educativa compreende visitas orientadas por educadores que propõem conversas, jogos, atividades lúdicas e leitura de obra de arte na sala de exposição e atividades criativas de ateliê que estimulam o público a compreender e refletir sobre a obra de Lasar Segall.

2007

Confecção do múltiplo Maternidade: por ocasião das comemorações dos quarenta anos do Museu Lasar Segall, a família Segall cedeu à Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall o direito de reprodução dessa escultura para a confecção de uma tiragem de 25 múltiplos, que teve sua renda revertida inteiramente para as atividades do Museu Lasar Segall. A obra Maternidade, cujo original em argila é de 1935, foi passada para o bronze no ano seguinte, quando também recebeu uma versão em mármore cinza que pertence ao acervo do Museu Lasar Segall / Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) / Ministério da Cultura (MInC), com dimensões de 56 x 40,5 x 44 cm.


Projeto Traços e passos – visitas ao Museu Lasar Segall: com apoio da Secretaria Estadual de Educação, foram criados horários de atendimento com visita monitorada para todos os alunos de sétima e oitava séries de 14 escolas da Diretoria de Ensino Leste2 nos períodos da manhã, tarde e noite.


Plano anual 2006: o objetivo é dar apoio às atividades do Museu, auxiliando-o a preservar e a divulgar seu acervo artístico e também a estimular as demais atividades que desempenha em sua qualidade de casa de cultura.

programaçãonotíciaspatrocinadoresfale conoscoAcesso à informação
home
lasar segall
o museu
Acervo Integrado
exposições
ação educativa
biblioteca
oficinas e cursos
cine segall
amigos do museu
apresentação
fique sócio
leilão de pratos
ok