Jornada: O som como matéria para processos coletivos.
28/10, das 10h às 19h

26/10/2017

A jornada "O som como matéria para processos coletivos" lida com agenciamentos desenvolvidos por artistas e ativistas que têm no som o elemento deflagrador de colaborações entre indivíduos e comunidades políticas. Ocuparão o centro da discussão o coletivo Ultra-red, com seus "protocolos de escuta", e o artista Ricardo Basbaum, com suas "conversas-coletivas".

Quanto ao público, pretende-se atrair, por um lado, mediadores (a) e educadores interessados (as) pelas práticas sonoras de documentação e tradução e, por outro, artistas preocupados (as) com as dimensões social e pedagógica de seus fazeres. Além deles, a jornada busca se aproximar de militantes de movimentos sociais, na medida em que os procedimentos em pauta mostram-se propícios à organização de diferentes lutas.

Procura-se sondar as intersecções entre as práticas do Ultra-red e de Ricardo Basbaum, considerando os potenciais investigativo, discursivo e performativo do som. Mais que isso, vislumbra-se a possibilidade de fomentar experiências em mediação, principalmente em sua vertente documentária. Daí que tais intersecções também possam se manifestar em relação às práticas mobilizadas (ou imaginadas) por aqueles (as) que integrarão o encontro na condição de público.

Conectando os períodos da manhã e da tarde, ocorrerá um almoço coletivo organizado pelo grupo de jovens que, em 2016, ocupou a Fábrica de Cultura do Capão do Redondo, ocasião em que seus integrantes tocaram uma cozinha comunitária. A fim de viabilizar a aquisição de insumos para a produção das "receitas de ocupação", sugerimos a contribuição individual no valor de R$ 15,00 (quinze reais).

A jornada é fruto de uma iniciativa das parcerias entre Elaine Fontana, Diogo de Moraes, coletivo Ultra-red, Chris Jones, Cristina Ribas, Ricardo Basbaum, ECA-USP e Museu Lasar Segall. Colaboram também o Coletivo Ocupeacidade, Lucas Oliveira (Lvrooieia Lcsua), Amilcar Packer, Maria Pinheiro e Mariana Sala.

Programação da jornada:
Data: 28 de outubro (sábado), das 10h às 19h
10h às 13h - Falas do Ultra-red e Ricardo Basbaum
13h às 15h - Almoço coletivo (R$ 15,00)
15h às 19h - Protocolos de escuta com Ultra-red

Local: Museu Lasar Segall
Endereço: Rua Berta, 111 - Vila Mariana
Tel. 55 11 2159.0400
Próximo ao metrô Santa Cruz - Linha 1 azul

Mais informações acesse o link
programaçãonotíciaspatrocinadoresfale conoscoAcesso à informação
home
lasar segall
o museu
Acervo Integrado
exposições
ação educativa
biblioteca
oficinas e cursos
cine segall
amigos do museu
ok