2013 XI simposio internacional dialogos iberoamericanos
17/05/2013
O XI Simpósio Internacional diálogos Iberoamericanos, ação promovida pelo IVAM em parceria com a Universidade Católica de Valencia (UCV), Cátedra de Arte e Tecnologia Latinoamericana, ocorrerá por meio de vídeo-conferência, no dia 17 de maio, e terá como tema – “Museus (memoria + criatividade) = progresso social” –, o mesmo proposto pelo ICOM para celebrar o Dia Internacional de Museus, dia 18 de maio, e adotado na 11ª Semana Nacional de Museus, evento do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.
A diretora do evento deste ano, Consuelo Ciscar Casabán, também diretora do IVAM, convidou para compor a mesa de debates o prof. Dr. Jorge Schwartz, diretor do Museu Lasar Segall – IBRAM – MinC, juntamente com profissionais como Ángel Kalenberg, ex- diretor do Museu Nacional de Artes Visuais de Montevidéu (Uruguai), Sara Hermann, ex-diretora do Museu de Arte Moderna de Santo Domingo (Rep. Dominicana), e Rubén del Valle, Presidente do Conselho Nacional de Artes Plásticas de Cuba.
O simpósio, que acontece desde 1998, se constitui em um espaço para refletir sobre a problemática das artes, contribuindo para definição das linhas de trabalho futuras dentro da sociedade global, por meio do conhecimento e debate de novas linguagens artísticas contemporâneas.
O evento será coordenado pelo crítico de arte Fernando Castro Flórez, e terá o apoio do Teólogo e artista, José Cosme, responsável pela diretoria da Cátedra de Arte e Tecnologia Latinoamericana da UCV.

Programação:

17h00 Apresentação do XI Simpósio Internacional Diálogos Iberoamericanos, a cargo de Consuelo Císcar, Diretora do IVAM e do Simpósio.

17h10 Intervenção de José Cosme, diretor da Cátedra de Arte e Tecnologia Latinoamericana.

17h20 Introdução ao Simpósio por parte de Fernando Castro, Coordenador do Simpósio.

17h30 Intervenção de Ángel Kalenberg, ex-diretor do Museu Nacional de Artes Visuais de Montevidéu (Uruguai) e crítico de arte.

17h40 Intervención de Rubén del Valle, Presidente del Consejo Nacional de las Artes Plásticas (Cuba).

17h50 Intervención de Sara Hermann, fue Directora del Museo de Arte Moderno de Santo Domingo (Rep. Dominicana). Crítica de arte.

18h00 Intervención de Jorge Schwartz, Director del Museo Lasar Segall de São Paulo (Brasil)

18h10 Mesa redonda.

19h00 Conclusiones a cargo de Consuelo Ciscar, directora del IVAM y Fernando Castro, coordinador del Simposio. Clausura del XI Simposio Internacional Diálogos Iberoamericanos

Local: INSTITUTO VALENCIANO DE ARTE MODERNO,
IVAM Salón de Actos
C/ Guillém de Castro, 118
46003 Valencia"
programaçãonotíciaspatrocinadoresfale conoscoAcesso à informação
home
lasar segall
o museu
Acervo Integrado
exposições
ação educativa
biblioteca
oficinas e cursos
cine segall
amigos do museu
ok