2011 Biblioteca apresenta o Projeto Lendo Teatro
textos de Arthur Azevedo

A partir de 17/10/2011
A imagem foi capa do Boletim SBAT, v.XXVII, n.234, abr. 1947
desenho de Henrique Bernardelli de 1901
Lendo Teatro se destina a aproximar leitores em geral da obra de dramaturgos mundialmente reconhecidos. O objetivo é proporcionar aos participantes espontâneos (leigos e interessados em teatro), a realização pública de leituras dramáticas e discussões sobre os autores.
No início de cada encontro haverá a contextualização do autor e da obra dentro do cenário artístico. Posteriormente, a leitura será realizada com a participação de voluntários previamente inscritos, ou com as pessoas presentes. Após a leitura haverá uma conversa sobre o texto apresentado.
Nessa etapa, escolhemos o dramaturgo Arthur Azevedo (1855-1908), um dos grandes expoentes do teatro brasileiro, pela linguagem rápida e coloquial, além, do registro social de uma época importante do país, a transição da Monarquia para a República.

Bernadeth Alves
Coordenadora do projeto

Diretora e professora de teatro, criadora do Núcleo Cênico Arion. Realizou trabalhos com Cacá Rosset, Marcio Aurelio, Antunes Filho, Volker Hesse, Frank Castorf, entre outros. Atuou como artista-orientadora, e coordenadora, no Projeto Teatro Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e no Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Programa
29/10, sábado, às 16h30
Texto: Amor por Anexins (1870)

26/11, sábado, às 16h30
Texto: Entre o vermute e a sopa (1895)

Artur Azevedo (São Luís, MA, 1855 - Rio de Janeiro, RJ, 1908)
Foi jornalista, poeta e dramaturgo. Junto com o irmão Aluísio de Azevedo participou da fundação da Academia Brasileira de Letras – ABL.
No teatro é considerado o sucessor do dramaturgo Martins Pena (1815-1848), consolidando a comédia de costumes brasileira, e o principal autor do Teatro de Revista, em sua primeira fase. Suas comédias retratam aspectos da vida e da sociedade carioca.

Saiba mais
Consulte o texto Amor por anexins Consulte o texto Amor por anexins
Consulte o texto Entre o vermute e a sopa Consulte o texto Entre o vermute e a sopa
programaçãonotíciaspatrocinadoresfale conoscoAcesso à informação
home
lasar segall
o museu
Acervo Integrado
exposições
ação educativa
biblioteca
oficinas e cursos
cine segall
amigos do museu
ok